quinta-feira, 15 de março de 2012

Polybius: Um Jogo Sem Explicações

Oi vocês. Há algum tempo eu venho pesquisando sobre essa lenda, mas infelizmente nunca encontrei nada realmente concreto. Muitos blogs já abordaram o tema, mas também sem sucesso.
Trata se de Polybius, um jogo lançado no início da década de 80, que teve poucos Arcades colocados em circulação. Os únicos dois que se tem informação ficavam em dois fliperamas num  subúrbio de Portland, em Oregon.

 

Até aí tudo normal, tirando o fato do pequeno número de máquinas em circulação, mas as coisas ficaram estranhas quando crianças tinham perda de memória após jogar Polybius, e não era pra menos, era um jogo esquisito, abstrato, com sons aleatórios, que combinados pareciam algum tipo de mensagem que penetrava os ouvidos das crianças, causando esses sintomas de amnésia.
O proprietário de um dos fliperamas em Portland dizia que homens de preto iam até seu estabelecimento periodicamente, e abriam as máquinas do jogo para coletar registros, mas o proprietário nunca soube de quê exatamente esses registros tratavam.



Essa visita dos homens vestidos de preto era o suficiente para se imaginar que Polybius se tratava de uma máquina desenvolvida pelo governo americano, talvez uma jogada para vencer a URSS na Guerra Fria sem precisar do combate armado (mesmo com a guerra entre os dois,  jogos eram lançados em ambos os países. Tetris, o mais clássico jogo de Puzzle do mundo, é Russo.). E a possibilidade de Polybius ser uma "arma tecnológica" era plausível. Algumas crianças cometeram suicídio, outras perderam a memória, outras tiveram ataques epiléticos, era algo sobrenatural.
Existe também a lenda de que foi um jogo criado para "desviciar" as crianças dos videogame. Na década de 80, clássicos como Pac - Man, River Raid, Pitfall, Space Invaders, Asteroids!, Donkey Kong, entre outros, faziam as crianças ficarem grudadas nas televisões ou não saírem dos fliperamas, e Polybius teria sido uma tentativa de acabar com essa febre. A lenda diz que, após jogar Polybius, as crianças perdiam qualquer vontade de jogar videogame, dizem que um garoto teria comandado uma passeata anti - videogame após uma partida do jogo.
A polêmica se tornou ainda maior quando o Arcade apareceu sendo satirizado em um episódio de Os Simpsons:

 


Vê ali no canto direito? E veja as inscrições no gabinete da máquina: "Property of U.S. Government" ("Propriedade do Governo dos E.U.A."). Claro que não passou de uma piada, mas o fato de Matt Groening ter se lembrado da lenda foi interessantíssimo. Caso queiram ver o capítulo em que a máquina aparece, é o episódio 3 da 18ª temporada.
O que seria Polybius? Uma máquina de lavagem cerebral anti - games? Uma arma nunca utilizada feita pelo governo? Uma coisa podemos ter certeza: Polybius nunca poderá ser considerado um simples jogo. Tire as suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário