quarta-feira, 14 de março de 2012

As 7 maiores (e mais clássicas) lendas de jogos de videogame

Oi vocês. Continuando com a segmentação Lendas de Videogame, juntei algumas das mais famosas lendas envolvendo jogos clássicos. Essas lendas, em geral, consistem em interações "jogador-cenário". Eis elas:



  • A FASE NA NUVEM
  

Super Mario World é um jogo famoso por suas saídas secretas, ou seja, passagens que dão em fases extras. Quando o jogo atingia seu auge de popularidade entre os jovens, que passavam horas tentando achar saídas, surgiu a lenda da nuvem.
A foto mostra Mario em Donut Plains, um dos 8 mundos do jogo. Note que existe uma nuvem logo acima dele. Segundo fãs e conspiradores, a nuvem seria uma fase bônus, e caso fosse alcançada te daria novos trajes para mario, qualquer tipo de Yoshi, moedas, vidas, enfim, tudo que fosse possível (e impossível) para ajudar Mario. Óbvio que a passagem para a nuvem nunca foi encontrada, porque não existia absolutamente nada na nuvem, mas sem dúvidas Donut Plains foi o mundo mais frequentado por jovens amantes do encanador bigodudo nos anos 90.


  • A BANHEIRA DE E. HONDA
 

Jogos de luta têm muitas dessas lendas, principalmente por causa dos cenários animados. A mente dos gamers, já meio derretida pelos jogos, cria relações com qualquer coisa, e a Banheira de E. Honda é um claro exemplo disso.
Segundo a lenda, se você fizesse um combo completamente impossível, no momento certo marcado no cronômetro da luta, E. Honda pulava na banheira e lavava suas nádegas, ou algo do tipo. Claro que cada um contava de um jeito: poderes sobre - humanos eram dados para o lutador, um raio atingia o adversário e a luta acabava, um terremoto atingia a fase e deixava o adversário completamente vulnerável, mas no fim, a banheira era apenas um cenário animado, que cá entre nós, era completamente inacessível para E. Honda, veja na foto acima como ela é estreita. Mas os jovens não ligavam, e diversas máquinas de Arcade e controles de Mega Drive foram destruídos para ver o lutador tomar um banho ou algo do gênero.



  • LIU KANG x RYU
 

Desculpem a expressão, mas o criador dessa lenda é um grande cuzão, pois ele matou qualquer chance de nós, fãs de videogame, vermos uma nova parceria Nintendo/Sega (além do fracasso Mario/Sonic), que envolveria os dois maiores jogos de luta de toda a história.
Street Fighter teve sua primeira edição lançada em 1987. Cinco anos depois, a Nintendo lançava Mortal Kombat, e no mesmo ano, alguém espalhou que Liu Kang não passava de uma cópia de Ryu. As semelhanças eram muitas: o  Tatsumaki Senpuu Kyaku  de Ryu, aquele chute que ele saía rodando no ar, se tornou o Bike Kicks de Liu Kang (o famoso ULÓLÓLÓLÓLÓLÓLÓLÓLÓLÓLÁ). O golpe mais famoso dos jogos de luta, o Hadouken, realizado com a sequencia ↓ → + A, virou o Low Fireball de Liu Kang, cuja sequência era a mesma, mas a briga ficou séria e terminou no tribunal por um motivo: a faixa. 
Sim, veja na foto acima, os dois usam uma faixa vermelha na cabeça, não? Essa faixa levou a Sega a processar a Nintendo por plágio em 1993. Foi uma acusação absurda e a Sega perdeu, mas a racha entre as duas empresas nunca foi consertada (mas hoje a Nintendo é muito mais rica do que a Sega, que ainda produz jogos, mas não criou nenhum console desde o Dreamcast).


  • O COMBO DE 99 GOLPES DE SUB - ZERO
 

Os fãs de MK (como eu) concordam que Sub - Zero é o queridinho de todos os players. Primeiro pela habilidade de deixar o inimigo congelado (de 65 personagens, ele é o unico que consegue imobilizar dessa maneira). Depois, por ele ser o único personagem presente em todas as edições do jogo. Depois, pelo título dado a ele de "rei das voadoras", que na verdade é um título inútil, só criaram porque era pra ele. E por essa adoração ao membro do clã Lin Kuei, nada mais justo do que criar uma das mais famosas lendas da história de Mortal Kombat envolvendo - o.
em MK3 surgiram os Brutalities. Eram endings extremamente violentos em que o lutador dava uma sequência de golpes até explodir o adversário, fazendo ossos voarem para todo lado, mas os Brutalities só podiam ser feitos no final das lutas, no lugar dos Fatalities (ou Animalities, Babalities, Friendships, enfim, aquilo tudo).
Porém, segundo a lenda, caso o jogador fizesse uma impossível sequência de comandos (tão impossível quanto a da banheira do E. Honda), Sub - Zero daria um combo mortal, parecido com um Brutalitie, com a diferença de que era feito no meio da luta, e era muito mais longo do que o ending, pois Sub - Zero desferia nada menos do que 99 golpes no adversário, sem chance de defender, revidar, ou nada do tipo.
É uma das lendas mais legais que existem, uma das mais plusíveis na verdade, mas ainda assim era falsa, para a tristeza dos jogadores.



  • A BANDEIRA DE SUPER MARIO BROS / A FAIXA DE SUPER MARIO WORLD
 

Uma das marcas registradas da franquia Super Mario é o fim da tela. Em SMB, existia a bandeira (como na foto). A bandeira servia para dar mais pontos para Mario, e a pontuação era medida de acordo com a altura do mastro que o jogador alcançava, o ponto mais alto valia 5000 pontos. Em SMW, a faixa tinha a mesma utlidade, com a diferença de que ela se mexia, e o jogador deveria passar por ela no ponto mais alto.
A lenda surgiu ainda no primeiro Super Mario Bros, e dizia o seguinte: caso o jogador conseguisse saltar por cima da bandeirinha, adquiria permanentemente o poder da florzinha (por isso Mario usa o macacão vermelho e branco na foto). Em SMW, não sei bem o que "aconteceria", se ele ganhava um Yoshi, uma capa permanente, o próprio poder da florzinha, o importante é que até hoje as pessoas tentam saltar por cima da bandeira ou da faixa para ver o que acontece.



  • O MONTE CHILLIAD
 

Quem jogou GTA San Andreas até já sabe do que eu estou falando. Trata - se do cenário mais assustador e mais repleto de lendas da história dos videogames. Vamos tentar listar algumas lendas da montanha:

- O Carro Fantasma

 

Quando a noite cair, vá até o monte e veja esse velho Glendale amassado. Ele estará lá, andando, como um carro normal, então, tente roubá - lo e você descobrirá a parte macabra: não tem ninguém dirigindo o carro. Depois de entrar nele, você pode tentar fazer cheats, levá - lo numa Pay 'n' Spray, mas ele vai continuar destruído.


- A Cabana do Leatherface


Existe uma lenda em GTA San Andreas que diz que o Leatherface é Catalina, um serial killer que faz parte do enredo do jogo, mas não aparece. Ganhou o apelido por causa do clássico filme "O Massacre da Serra Elétrica". Segundo os conspiradores, Leatherface vive numa cabana no Monte Chilliad (foto), que parece abandonada, mas tem uma caminhonete Bobcat em perfeito estado estacionada ao seu lado (infelizmente tive que cortar a imagem e tirar a Bobcat, desculpem), mas apesar disso, dizem que o Carro Fantasma é o carro de Leatherface.
Confesso que nunca encontrei nada, mas vai saber né.


- Os Gritos

Sabe quando você aponta uma arma para alguém em qualquer GTA e a pessoa sai correndo e gritando feito doida? No Monte Chilliad você pode ouvir esses gritos a qualquer hora, mesmo que a montanha seja completamente deserto. Alguns dizem que são almas atormentadas de vítimas do Leatherface, outra conspiração maluca de fãs de GTA.



  • SHENG LONG: O CHEFE SECRETO

 

Eu poderia ter postado essa lenda logo após a polêmica entre Liu Kang e Ryu, para continuar a Segmentação Street Fighter, mas essa não é uma simples lenda, é a lenda mais sensacional da história dos jogos de videogame.
Em Street Fighter 2, no fim da luta, todo lutador que vencia tinha uma fala, e Ryu dizia: "You must defeat Sheng Long to stand a chance" ("você deve derrotar Sheng Long para ter uma chance"), mas se tratava de um erro de tradução.
O nome do golpe que devia ser derrotado era "Shoryuken", mas em chinês o nome era shēng lóng. Quando o jogo foi enviado do Japão para os EUA, algum tradutor achou que fosse o nome de alguém e colocou Sheng Long mesmo na tradução, e aí a lenda teve início.
Em 1992, a Revista Electronic Game Monthly (EGM) resolveu fazer uma brincadeira de Primeiro de Abril, e fez uma matéria que ensinava a lutar contra o Sheng Long, um chefe secreto.
A repercussão dessa brincadeira foi de proporção mundial. Revistas no mundo inteiro ensinavam a lutar contra o chefão nunca visto, as crianças se juntavam em casa e nos fliperamas para se revezar nas lutar e finalmente chegar no Sheng Long, mas como em toda lenda, a tarefa era absurda.
Primeiro, você teria que ganhar de TODOS os lutadores de Perfect, ou seja, não tomar um soco sequer no torneio, depois, na luta contra Bison, o chefe, você deveria ganhar dele no tempo, ou seja, esperar os 99 segundos terminarem SEM BATER NELE, e ainda, o que era ainda mais absurdo, SEM LEVAR UM GOLPE SEQUER DE BISON.
Ainda acha fácil? agora faça isso 10 VEZES.
Sim, a revista dizia que o feito absurdo deveria ser repetido 10 vezes seguidas, você deveria ser um mutante, o melhor jogador de Street Fighter da história. Ao final da décima vez, Bison caía, Sheng Long aparecia e te enfrentava.
Depois, a EGM desmentiu, disse que foi uma brincadeira de Primeiro de Abril e se retratou, mas dessa brincadeira surgiu a mais sensacional lenda da história dos videogames.



Algumas parecem absurdas, algumas são comprovadas, algumas são até plausíveis, mas sempre vai ter alguém para acreditar, e essa é a graça das lendas de videogames. Enfim, tire suas próprias conclusões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário