domingo, 25 de novembro de 2012

Pale Moon: Coordenadas de um Psicopata

Oi vocês. Provavelmente alguns de vocês já devem conhecer a famosa creepypasta de Pale Moon (Lua Pálida, em português). Se não conhecem, lá vai ela.
Pale Moon foi um jogo no estilo "Texto-Aventura", formato não mais utilizado hoje em dia. Esse tipo de jogo funciona da seguinte maneira: aparecem opções na tela, você vai escolhendo - as, e de acordo com a sua escolha, a história vai se desenrolando até chegar ao final. Alguns jogos em "Texto-Aventura" famosos são "Zork" e "The Lurking Horror".

Mas ok, voltemos ao assunto da postagem.
Pale Moon foi um jogo teoricamente popular de "Texto-Aventura". Teoricamente, porque eu pelo menos nunca ouvi falar de ninguém que já tenha jogado esse jogo, talvez na baía de San Francisco, California, se encontre alguém, pois segundo a história ele foi distribuído apenas lá.
Era um jogo caseiro, segundo relatos apresentados na história, apresentava o que pareciam ser bugs, o que escancarava a simplicidade do jogo. Ao iniciar, Pale Moon apresentava o seguinte texto (já traduzido):


Você está em uma sala escura. Luz do luar brilha pela janela.

Há OURO no canto, junto a uma PÁ e uma CORDA.

Há uma PORTA para o LESTE.

Comando?
Os comandos apresentados eram: "Pegar OURO", "Pegar PÁ", "Pegar CORDA", "Abrir PORTA", e "Ir à LESTE". Qualquer que fosse o comando escolhido, o texto era o mesmo:
Pegue sua recompensa.

LUA PÁLIDA SORRI PARA VOCÊ.

Você está na floresta. Existem três caminhos. NORTE, OESTE e LESTE.

Comando?
Aí o jogo começava a ficar esquisito, pois se você escolhesse OESTE ou LESTE, seu computador reiniciaria, e você teria que começar tudo de novo. NORTE era a única opção, o que levava a crer que o jogo tinha apenas um caminho.
Indo para o único caminho possível, você ficava parado no lugar em que estava. Exatamente, os comandos de movimento não funcionavam, os únicos possíveis eram USAR OURO, que gerava a mensagem:

Não aqui.
 USAR PÁ, que gerava a mensagem:

 Não agora.
E USAR CORDA, que gerava a mensagem:

Você já usou isso.

Depois disso, o jogo simplesmente parava de funcionar. Talvez por isso Pale Moon jamais tenha feito sucesso, porque os jogadores desistiam, mas sempre tem um louco que não desiste, né?
Michael Nevins foi o doido a desafiar Pale Moon. Desmembrou códigos fontes, queimou cabos de seu computador, dizem que ele ficou em frente ao computador por cinco horas, passando por 33 fases de pura agonia, até que, finalmente, o texto de Pale Moon mudou:

LUA PÁLIDA SORRI ABERTAMENTE.

Não há caminhos.

LUA PÁLIDA SORRI ABERTAMENTE.

O chão é macio.

LUA PÁLIDA SORRI ABERTAMENTE.

Aqui.

Comando?
Nevis se empolgou com o que havia conseguido, seria, afinal, o primeiro a conseguir terminar aquele jogo de doente. Ele levou mais uma hora até acertar a ordem das frases, que o levava à três novas ações, que na ordem correta fariam ele passar. essa ordem era:  CAVAR BURACO, DESCARTAR OURO e TAMPAR BURACO. Após acertar a ordem,a mensagem do jogo era:

Parabéns

----40.24248----

---- -121.4434----

E o jogo terminava.
Eu não faço ideia de como nem do porquê, mas Nevis achou que esses números eram coordenadas de algum lugar, que envolviam ouro, logo ele seguiria, com uma pá, não com uma corda, pois segundo o jogo ele já tinha usado isso, e encontraria ouro, e a lua pálida sorriria pra ele.
O jovem Michael Nevins era doido, realmente.
Então ele resolveu seguir as coordenadas, que segundo o Google Earth, são desse local atualmente:









Trata se da Floresta Nacional de Lassen, na California. Enquanto ia até lá, Nevins percebeu que as curvas eram exatamente como as descritas no jogo, o que o deu mais esperança. Estava no caminho certo, achou realmente que havia um tesouro.
Ao chegar no ponto, Nevins começou a cavar feito doido, procurando o tesouro, esperando a lua pálida sorrir para ele, quando então se deparou com o que o criador daquele jogo quis dizer com "ouro".
Nevins encontrou uma cabeça em início de decomposição, de uma garotinha loira. Apesar de chocado com a situação, procurou as autoridades locais, que descobriram que a cabeça pertencia à Karen Paulsen, 11 anos, dada como perdida há aproximadamente um ano e meio.
A polícia tentou encontrar o programador do jogo, mas nunca teve sucesso.
Especulações dizem que alguns colecionadores oferecem até 6000 dólares por uma cópia de Pale Moon.
O corpo de Karen jamais foi encontrado.



Seria Pale Moon real? Seria apenas uma história pra impressionar pessoas que gostam desse tipo de história? O criador seria o assassino da pequena Karen ou apenas algum louco que sabia do crime? Tire as suas próprias conclusões.

4 comentários:

  1. Curti a creepy, apesar de já a ter visto em outros lugares, sou novo no blog e ainda vou dar uma olhada por aqui, mas ficou muita boa a matéria em si, foi umas das mais completas que eu já vi em todos os blogs que eu entrei.

    ResponderExcluir